Em Espanha, 1 a 2% da população é celíaca, o que corresponde entre 450.000 a 900.000 pessoas. No entanto, sendo um número tão elevado, acredita-se que mais de 75% dos celíacos, em Espanha, ainda não estão diagnosticados.
Contents
O QUE É O GLÚTEN?
É uma proteína que se encontra nos cereais como: trigo, cevada, centeio, triticale, espelta, algumas variedades de aveia, bem como os seus híbridos e derivados.
O QUE É SER CELÍACO E O QUE É TER SENSIBILIDADE AO GLÚTEN? Qual é a diferença?
Ser celíaco é uma doença multisistémica (isto é, afeta muitos sistemas do nosso organismo) com base autoimune, em indivíduos geneticamente suscetíveis.
30% da população mundial tem uma predisposição genética para esta doença, mas apenas 1% acaba por desenvolvê-la. Isto deve-se a fatores externos como: poluição, higiene e antibióticos (estes últimos podem alterar muito a nossa flora intestinal e trazer esta doença à luz).
A sensibilidade ao glúten é uma patologia relativamente jovem, que afeta 6% da população (a sua prevalência é maior do que a doença celíaca), tem origem desconhecida e apresenta os mesmos sintomas que a doença celíaca e o seu tratamento também é semelhante à eliminação total do glúten na dieta, mas não tem base imunológica, pelo que é mais difícil diagnosticar.
E como ponto final, para falar sobre o alérgico ao glúten, estas pessoas, mesmo sem ingerir o produto ou alimento com glúten terão uma reação alérgica, como um champô que o contenha ou uma pasta de dentes.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS QUE NOS ALERTAM PARA PODERMOS SOFRER DESTA DOENÇA?
- Dor persistente e/ou inchaço na zona abdominal
- Diarreia, vómitos, náuseas
- Eczema e erupções cutâneas
- Dor de cabeça constante ou enxaquecas
- Perda ou aumento súbito de peso (os intestinos inchados tornam-se mais permeáveis)
- Problemas orais (úlceras esbranquiçadas na boca)
- Sistema imunitário debilitado
- Fadiga ou cansaço constante.
Se reconhecer um ou mais destes sintomas comuns, no seu dia-a-dia, o nosso conselho é que contacte um profissional o mais rapidamente possível, para que lhe faça um diagnóstico certeiro, porque o principal tratamento desta doença é ELIMINÁ-lo da sua alimentação.
QUE TIPO DE ALIMENTAÇÃO TENHO DE FAZER SE SOFRER DESTA DOENÇA?
O principal é ELIMINAR completamente o glúten da sua dieta e fazer uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas, minerais e nutrientes.
Há muitas outras doenças que obtêm muitos benefícios ao diminuir ou remover o glúten da sua dieta, como o cólon irritável, SIBO (excesso de crescimento bacteriano)…
Portanto, se você é celíaco, sofre de sensibilidade ao glúten não celíaca, ou quer melhorar suas digestões oferecemos-lhe uma série de ideias Green, para os seus lanches e pequenos-almoços
SNACKS/PEQUENOS-ALMOÇOS
- Tostas de arroz integral e castanha com patê de azeitonas, ou se quiser aportar mais proteína, pode colocar patê de tofu com jardineira.
- Pudim de chia com bebida de arroz integral com sabor a canela e limão, com pedaços de kiwi.
- E para os mais gulosos… café com leite de amêndoa e os nossos biscoitos de arroz com quinoa.
Pode encontrar qualquer um destes produtos, e muito mais variedade, na nossa loja Green Club. Além disso tem o apoio da nossa conselheira nutricional, se achar necessário.
Siga-nos no Instagram e no Facebook, para ficar a par de todas as nossas novidades e não perder nenhum conteúdo.