Sabia que comer frutas e legumes sazonais, além de ser muito saudável, ajuda o meio ambiente? O que amadurece noutras partes do mundo, devido à diferença de estação, deixa um traço de poluição pelo combustível usado para chegar à sua mesa.
É uma relação de benefício mútuo para o bem-estar do nosso organismo, e também para aquele enorme organismo, composto por diversos ecossistemas com os seus seres vivos, que é o planeta Terra.
Só de pensar nisso faz com que a comida lhe pareça melhor assim? Os peritos concordam num consenso quase unânime, e é por isso que lhe trazemos as suas recomendações sobre as melhores frutas e legumes para comer durante a temporada de verão.
Melancia
Esta fruta é uma fonte natural de vitamina C e vitamina A.
Contém apenas cerca de 30 kcal por 100 gramas.
A melancia também é rica em licopeno (daí a sua característica cor vermelha), um carotenoide de grandes capacidades antioxidantes, preventivas do envelhecimento celular. Este composto é excelente na luta contra vários tipos de cancro (mama, próstata, útero e pulmão).
Também tem L-citrulina, que tem uma influência muito benéfica na saúde cardiovascular.
Damasco
Pequeno fruto de cor alaranjada, rico em vitamina C e E e minerais como potássio, cálcio e magnésio, alem disso contem elevadas quantidades de pectina (composto com ação laxante suave)
A sua cor alaranjada deve-se aos betacarotenos, um composto que é convertido em vitamina A no organismo.
Ameixa
Pequena fruta com ação laxante suave devido às suas fibras solúveis, que também nos ajudam a reduzir os níveis de colesterol.
Contém também vitamina A, C e E e minerais como potássio, cálcio, ferro e magnésio que contribuem para melhorar os estados depressivos e anemias.
Pepino
O pepino tem, para além das suas propriedades cosméticas para os olhos, um grande número de benefícios para o seu organismo se o tornar um hábito na sua alimentação.
Tal como a melancia, é muito rica em água, por isso é outro excelente aliado para a hidratação no verão.
Entre as várias vitaminas que possui, destacam-se as do grupo B, essenciais para a saúde celular e facilitadoras do impulso nervoso, relaxando-o e tornando-se, assim, também, num excelente aliado contra o stress.
Também contém flavonol, um antioxidante que combate a inflamação e cuida do nosso cérebro. Sem mencionar que é também uma fonte de vários elementos essenciais, tais como zinco, potássio, ferro, fósforo e magnésio.
Courgette
A courgette é também uma fonte de vitaminas dos grupos A, B e C. Devido à sua composição, é rica em cálcio, fósforo e magnésio; um trio de elementos que nos ajudam, acima de tudo, a ter ossos saudáveis e fortes.
Outra grande vantagem da courgette é a sua maravilhosa contribuição de ferro. Embora devamos destacar que não é assimilada na sua totalidade.
Mas, além disso tudo, queremos destacar outro dos seus pontos fortes: a fibra. Embora tenha menos quantidade que outros vegetais, é muito rica em mucilagens, que ajudam no desenvolvimento da flora intestinal, ao mesmo tempo que protege a mucosa do sistema digestivo.
Melão
O melão, muito apreciado pela sua doçura, é outra das excelentes frutas para comer no verão, seja frio ou depois de cortado e congelado, para desfrutá-lo o mais gelado possível.
Nele temos outra excelente ajuda para as dietas, pelo seu alto teor de água e pelo seu reduzido aporte de calorias. Tal é que, muitas vezes, o seu consumo é recomendado em casos de gota e reumatismo.
Além destas propriedades, o melão é laxante e diurético.
Cenoura
A eterna recomendada para problemas de visão tem mais propriedades do que a maioria das pessoas sabe. Sabe quais são?
Perante nós temos outro dos vegetais recomendados na luta contra o cancro. Já cru é ótima, proporcionando grandes benefícios para os dentes e gengivas.
Mas mesmo que seja manipulada, cozendo-a e depois cortando em pedaços, contém 25% mais falcarinol: um aliado mais do que excelente contra o aparecimento de certos tumores.
Tem também uma elevada percentagem de fibra, aumentando a massa das fezes e favorecendo, desta forma, as pessoas que sofrem de prisão de ventre.
Por último, vamos salientar que também é bom para o cabelo e as unhas, tornando-os mais brilhantes. Sendo rica em betacaroteno favorece a reparação das células. Mas, além disso, estas substâncias melhoram a qualidade do leite materno, favorecendo a sua produção saudável.
Com todas estas propriedades e benefícios é difícil decidir com qual ficamos… por isso não fique com um, aproveite para consumir toda a variedade de frutas e legumes da estação.
É muito importante que coma, pelo menos, uma porção de fruta e uma porção de legumes todos os dias, por isso aproveite a estação de verão para desfrutar dessas deliciosas frutas e legumes tão ricos, tão refrescantes e nutritivos; é a melhor altura! E se lhe é difícil comê-los como peças individuais, não hesite em prepará-los em forma de sopas frias, saladas, gaspachos, batidos, ou mesmo em gelados caseiros.
Conselho do Green Club
O verão é uma época de muitas frutas e legumes, mas também, embora não seja recomendado, de gelados, refrigerantes e refeições pouco saudáveis.
É por isso que gostaríamos de convidá-lo a conhecer o nosso pack de verão, composto por dois bloqueadores, um de hidratos de carbono e outro de gorduras. Estes ajudar-nos-ão a não sabotar a nossa dieta no verão.
Conheça-os melhor, além disso, o pack vem com uma consulta nutricional, na qual lhe irão explicar como e quando comê-los e dicas para a sua alimentação correta nesta época.