Já ouviu falar no uso de Mandalas para combater o stress e a ansiedade?
Talvez desconheça esta prática, pelo que iremos explicá-la e ajudar a perceber como podem as Mandalas combater o stress, nervosismo e ansiedade, e sugerimos 10 Mandalas para colorir.
Contents
O que é uma Mandala?
Mandala é o nome dado a símbolos, normalmente circulares, que no Hinduísmo e Budismo podem representar o universo e as suas ligações, um espaço sagrado para ser contemplado durante a meditação ou uma representação do corpo.
Na verdade “Mandala” significa “círculo” em Sânscrito, uma língua ancestral usada nalguns ensinamentos Budistas e Hinduístas antigos.
As Mandalas podem ser vistas em várias culturas, sob diversas formas, como na cultura nativa americana, nos “caça-sonhos”, na religião cristã, nas rosáceas usadas nas catedrais, até mesmo nos estudos do psicanalista Carl Jung, quando este procurava perceber melhor o cérebro humano.
Atualmente podemos encontrar Mandalas de todas as formas e feitios, sendo que as suas formas mais tradicionais são circulares e divididas em quatro partes.
Como usar uma Mandala?
As Mandalas podem ser usadas de diversas formas, como por exemplo, podem ser o alvo de uma meditação, onde se coloca a Mandala num local visível e meditasse com a concentração voltada para ela, contemplando-a sem criar julgamentos sobre ela ou tentar processar as suas formas geométricas.
Outra forma de usar a Mandala para combater o stress e para relaxar, é simplesmente colori-la. Basta encontrar uma Mandala que goste, juntar algum material artísticos para pintar, como lápis de cor, canetas, aguarelas, o que desejar.
No final do artigo deixamos um minilivro com alguns exemplos que pode descarregar para experimentar.
Colorir Mandalas para combater o stress, nervosismo e ansiedade
As Mandalas têm sido alvo de estudos sobre o seu efeito terapêutico na redução do stress, sensação de nervosismo e ansiedade, sendo que existem estudos que sugerem uma redução significativa destes indicadores, em grupos que usavam Mandalas para colorir com lápis de cor, canetas, lápis de cera e tintas.
Ou seja, pintar Mandalas é uma ótima forma de relaxar, razão pela qual ser usada em inúmeras terapias de relaxamento, redução de stress e de mindfulness, e pode fazer quanto desejar, sendo que a maioria dos estudos aponta para sessões de pintura entre 20 minutos e 30 minutos.
Ao usar Mandalas para combater o stress lembre-se que o importante não é a técnica ou o resultado final, mas sim a concentração na Mandala, abstraindo-se de tudo o que o rodeia, portanto não se preocupe em pintar dentro das linhas, ou ter cores que combinem, simplesmente siga a sua intuição sem pensar muito sobre as suas escolhas de pintura.
Exemplos de Mandalas para combater o stress
Posto isto, existem milhares de exemplos de Mandalas para combater o stress, ansiedade e nervosismo, pois não existem regras que definam as formas, ou seja, não existem limites para a criatividade!
Aqui vamos mostrar alguns exemplos de Mandalas para combater o stress!
As Mandalas poderão ter um design mais simples, podem basea-se em formas florais ou mesmo serem mais complexas e “fugir” das formas circulares. Lembre-se, também, que pode sempre adicionar ou desenhar novas formas nas Mandalas, o importante é deixar a criatividade fluir.