De um incómodo ao absolutamente insuportável, a dor de cabeça altera, sem dúvida, a qualidade de vida do doente e não são poucas as pessoas… Estima-se que, 7 em cada 10 pessoas, têm pelo menos uma dor de cabeça por ano! Embora muitos medicamentos se destinem a aliviar os seus sintomas, existem também vários remédios naturais eficazes para a dor de cabeça.
Uma dor de cabeça é uma afeção muito comum, que se desenvolve com dor e desconforto na cabeça e/ou pescoço. Embora muitas vezes leves, as dores de cabeça podem ser tão intensas que dificultam a concentração no trabalho e a atividade da vida quotidiana. Felizmente, a maioria das dores de cabeça pode ser controlada com medicamentos, remédios naturais e mudanças no estilo de vida.
Existem vários tipos de dores de cabeça, sendo as dores de cabeça mais comuns de tipo tensional, causadas pelo excesso de tensão nos músculos do pescoço e nuca. As dores de cabeça na zona ocular causam uma dor intensa, latejante, e são geralmente recorrentes, enquanto as enxaquecas são um tipo de dor de cabeça de moderado a grave, que pode ser acompanhado por outros sintomas, tais como: sensibilidade à luz, ao ruído e aos odores; náuseas e até vómitos e mal-estar gastrointestinal.
A vida moderna tornou-se tão exigente que tendemos a ignorar a dor de cabeça, disfarçando-a com um analgésico. Devemos ver a dor de cabeça como um sinal, de que falta algo ao nosso corpo; talvez precise de beber mais água, fazer uma pausa ou melhorar a nossa alimentação.
Contents
Entre as causas mais comuns das dores de cabeça está:
- O stress, a fadiga e a tensão muscular da coluna e pescoço.
- Sensibilidade alimentar (principalmente ao glúten).
- Fadiga visual.
- AIterações hormonais.
- Causas ambientais como o tabaco, produtos químicos ou perfumes.
- Défices nutricionais de vitaminas e nutrientes
- Lembre-se: O seu corpo está a enviar-lhe sinais de que precisa mudar algo, por isso comece a prestar-lhes atenção.
Embora os medicamentos sejam frequentemente necessários, e deve sempre consultar o seu médico se as suas dores de cabeça forem graves e/ou recorrentes, outra opção é uma abordagem mais holística, baseada em remédios naturais e eficazes, para prevenir e tratar as dores de cabeça.
Exemplos de remédios naturais eficazes para a dor de cabeça são as plantas medicinais, vitaminas, minerais, alterações na alimentação, correções de postura, massagens…
Melhores remédios naturais para a dor de cabeça.
1. Hidrate-se
Possivelmente, o remédio natural para a dor de cabeça mais eficaz e barato, é garantirmos que bebemos água suficiente. Os estudos mostram como a desidratação, mesmo que seja leve, pode causar dor muscular, dor de cabeça, problemas de concentração e irritabilidade.
- Lembre-se que bebemos entre 1,5 e 2 litros de água por dia
2. Fisioterapia e o movimento.
As horas diárias que passamos sentados em frente à televisão, ao computador, estão a causar más posturas e tensões musculares que podem levar a dores de cabeça. Especialmente nefastas são as horas que passamos por dia curvados, a olhar para o telemóvel ou para o tablet.
Uma maneira fácil de evitá-lo, é descansar a cada 30-60 minutos e alongar o pescoço. Isto aliviará o stress acumulado e pode ajudar a prevenir dores de cabeça.
- Os alongamentos da musculatura do pescoço e das costas diminuem a frequência das dores de cabeça e a intensidade dos sintomas.
Fazer yoga é uma excelente maneira de aliviar a tensão acumulada, limpando a mente e relaxando os seus músculos.
Vários ensaios clínicos indicam que as manipulações vertebrais e as massagens reduzem a tensão muscular, a dor de cabeça e as enxaquecas. Os efeitos da massagem são potenciados quando usamos óleos essenciais calmantes, como o de lavanda.
3. Magnésio
O magnésio é um dos remédios naturais mais seguros e eficazes para a dor de cabeça. Vários estudos sugerem que o magnésio pode reduzir a frequência e a gravidade dos ataques de enxaqueca, graças à sua capacidade de relaxar os músculos e bloquear as substâncias químicas que transmitem a dor.
O magnésio está maioritariamente nos espinafres, na banana, no chocolate puro (72% de cacau ou mais), nas nozes e nas amêndoas. Se quiser melhorar os seus efeitos, pode utilizar um suplemento de magnésio.
4. Coenzima Q10
A Coenzima Q10 é um poderoso antioxidante produzido pelo nosso organismo. A sua utilização continuada, como suplemento, é especialmente na prevenção da enxaqueca. De acordo com os estudos, a CoQ10, pode reduzir a frequência das dores de cabeça e também pode torná-las mais curtas e menos graves, com um perfil de segurança favorável.
5. Plantas medicinais:
As plantas medicinais são um dos remédios naturais mais eficazes para a dor de cabeça:
- A Matricária tem propriedades anti-inflamatórias e sedativas leves que, de acordo com muitos estudos, reduzem a frequência das enxaquecas e os sintomas da dor de cabeça, sem apresentar qualquer problema de segurança importante.
- A casca de Salgueiro é uma fonte natural de derivados salicílicos, com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e anticoagulantes.
- A raiz de gengibre contém muitos compostos benéficos, incluindo antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias que podem reduzir e aliviar as dores de cabeça. Diversos estudos demonstram que o gengibre reduz as náuseas e os vómitos associados às enxaquecas
Pode tomar gengibre em pó, em forma de cápsulas ou fazer um chá com a sua raiz fresca.
6. Vitaminas do Complexo B
As vitaminas do complexo B contribuem para o metabolismo energético normal, reduzem a fadiga e o cansaço e modulam o humor, além de promoverem o equilíbrio da atividade hormonal. Os estudos indicam que a suplementação pode reduzir a frequência e a duração das enxaquecas.
Redigido por Antonio Valenzuela
Antonio Valenzuela é fisioterapeuta especialista em psiconeuroimunologia clinica, fitoterapia e nutrição.
Antonio é professor, conferencista e divulgador sobre um estilo de vida saudável. Colabora com o Green Club aportando informação profissional, atual e comprovada sobre diversos temas relacionados com a saúde e o bem-estar.
As informações contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir as recomendações dos profissionais de saúde.
Além disso, os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de uma dieta variada e equilibrada, em conjunto com um estilo de vida saudável.
Tem alguma pergunta? Não hesite em contactar-nos, o nosso grupo de profissionais está à sua disposição
Referências do artigo remédios naturais para a dor de cabeça
- Levin M. Herbal treatment of headache. Headache. 2012;52 Suppl 2:76-80.
- Blau JN, Kell CA, Sperling JM. Water-deprivation headache: a new headache with two variants. Headache. 2004;44(1):79-83.
- Vernon HT. The effectiveness of chiropractic manipulation in the treatment of headache: an exploration in the literature. J Manipulative Physiol Ther. 1995;18(9):611-617.
- Ylinen J, et al. A. Effect of neck exercises on cervicogenic headache: a randomized controlled trial. J Rehabil Med. 2010;42(4):344-349.
- Pareek A et al. Feverfew (Tanacetum parthenium L.): A systematic review. Pharmacogn Rev. 2011;5(9):103-110.
- Emel Köseoglu, et al. The effects of magnesium prophylaxis in migraine without aura. Magnesium Research. 2008;21(2):101-108.
- Shoeibi A, et al. Effectiveness of coenzyme Q10 in prophylactic treatment of migraine headache: an open-label, add-on, controlled trial. Acta Neurol Belg. 2017;117(1):103-109.
- Sasannejad P, et al. Lavender essential oil in the treatment of migraine headache: a placebo-controlled clinical trial. Eur Neurol. 2012;67(5):288-291.