A chegada do calor é muito comum vir acompanhada de pernas cansadas, varizes ou um agravamento das hemorroidas. Tudo isto são manifestações diferentes do mesmo problema circulatório: a insuficiência venosa. Embora, alguns fatores como o sedentarismo, a obesidade ou a idade, possam piorá-la. Felizmente existem tratamentos naturais ao nosso alcance, muito eficazes, para tratar estes incómodos “companheiros de verão”.
O que é insuficiência venosa?
As veias são estruturas bastante frágeis. Quando as paredes das veias enfraquecem, provocam dificuldades em retornar o sangue das extremidades inferiores ao coração, isto é o que é conhecido como insuficiência venosa. Esta alteração da circulação pode desencadear problemas como as pernas cansadas ou o aparecimento de varizes e hemorroidas, que afetam quase 50% dos adultos de meia-idade. A falta de cuidados adequados pode levar a complicações mais graves, como a formação de trombos.
Contents
Quais são as causas da insuficiência venosa?
Existem uma série de fatores considerados de risco que podem levar à insuficiência venosa. Entre os mais destacados estão os antecedentes familiares, a idade, o excesso de peso, o sedentarismo, além de permanecer muito tempo sentado ou parado.
Pernas cansadas, varizes e hemorroidas são uma desordem que pode afetar tanto homens como mulheres, embora seja até 4 vezes mais comum nas mulheres (especialmente grávidas) do que nos homens. Isto deve-se às alterações hormonais próprias, como as que ocorrem durante a gravidez ou o climatério.
Que sintomas produz a insuficiência venosa?
Os sintomas mais comuns da insuficiência venosa são:
- Sensação de peso nas pernas acompanhada de formigueiro, inchaço das pernas e tornozelos, e até mesmo dor.
- As varizes aparecem quando as válvulas das paredes das veias não funcionam corretamente e perdem a elasticidade, fazendo com que o sangue estagne em vez de voltar, então as veias alongam-se e dilatam, tornando-se visíveis e inchadas.
Na realidade, as hemorroidas são muito semelhantes às varizes, poderíamos defini-las como a inflamação das veias localizadas em torno do ânus e/ou na parte inferior do reto, causadas não só por défices na circulação venosa, mas quando sofremos de obstipação. Os sintomas mais comuns de hemorroidas são comichão e/ou irritação na área à volta do ânus, dor periana ou desconforto, presença de um caroço ou inchaço perto do ânus, fezes dolorosas e até mesmo sangramento.
Tratamiento natural para a insuficiência venosa
Os remédios naturais para a insuficiência venosa incluem uma alimentação rica em frutas e legumes, que nos ajude a manter um peso saudável e a melhorar o trânsito intestinal, bem como uma correta ingestão de líquidos. Além da prática habitual de exercício, evitando o sedentarismo ou longos períodos de permanência.
Além disso, existem plantas medicinais com ação venotónica, para prevenir e aliviar tanto as varizes, pernas cansadas como as hemorroidas, favorecendo o retorno venoso.
Castanha-da-Índia (Aesculus hippocastanum):
As sementes da Castanha-da-Índia podem ser consideradas como o melhor venotónico natural. O seu principal composto ativo, conhecido como Aescina, tem demonstrado reduzir a inflamação e o edema, melhorar a função venosa, bem como reduzir a permeabilidade dos vasos sanguíneos, tornando-o um excelente remédio natural para as varizes, pernas cansadas e hemorroidas.
Rusco (Ruscus aculeatus):
A raiz de Rusco contém toda uma família de princípios ativos, tais como ruscogeninas de ação anti-edematosa e vasoconstrictora altamente benéficos no cuidado das venopatias. É um dos melhores produtos naturais para as pernas cansadas, varizes e hemorroidas com melhorias clínicas demonstradas em vários ensaios controlados com placebo, bem como ensaios abertos.
Cipreste (Cupressus sempervirens L.):
As proantocianidinas, presentes nos bolbos do Cipreste, atuam sinergicamente, melhorando os sintomas associados à insuficiência venosa crónica. Além das suas propriedades hemostáticas e adstringentes, convertem-nas num grande aliado contra as hemorroidas.
Em resumo, estas três plantas medicinais de ação venotónica, devem ser a primeira opção fitoterapêutica para aliviar o desconforto causado pelas pernas cansadas, pernas inchadas (edemas), varizes, hemorroidas e outras venopatias.
Referências
MacKay D. Hemorrhoids and varicose veins: a review of treatment options. Altern Med Rev. 2001;6(2):126‐140.
Lichota A, et al.. Therapeutic potential of natural compounds in inflammation and chronic venous insufficiency. Eur J Med Chem. 2019;176:68‐91.
Mor and Dande. varicose veins: an overview of current and herbal treatments. ijpsr, 2017; vol. 8(5): 1959-1966.
Belcaro G, Dugall M, Luzzi R, et al. Management of Varicose Veins and Chronic Venous Insufficiency in a Comparative Registry with Nine Venoactive Products in Comparison with Stockings. Int J Angiol. 2017;26(3):170‐178.
Jeffrey L. Ballard, John J. Bergan. Chronic Venous Insufficiency: Diagnosis and Treatment. Springer Science & Business Media, 2000 – 200 pag.