3 Receitas com afrodisíacos

folder_openCuidado pessoal
commentSem comentários
afrodisíacos cereja

Antes de partilharmos as 3 sugestões de receitas afrodisíacas, vamos explicar o que são os alimentos afrodisíacos, como funcionam, para quem são e como pode usar.

O que são os afrodisíacos?

Os afrodisíacos são substâncias que detêm uma ação estimulante sexual, que poderá potenciar uma melhor experiência sexual. O próprio nome “afrodisíacos” provém do nome da Deusa Grega do Amor, a Afrodite.

Estas substâncias são, normalmente, encontradas em alimentos e têm diferentes propriedades que atuam no corpo humano.

Como funcionam

Cada substância tem uma ação distinta, pelo que funcionam de formas diferentes, por exemplo, o cacau promove a produção de serotonina, uma das hormonas responsáveis por sensações como a alegria, a felicidade e o prazer, que poderá ajudar a estimular o desejo sexual.

Há substâncias que podem ajudar a promover o aumento de hormonas que ajudem com o estímulo sexual, como o cacau, outras substâncias podem ajudar com a circulação sanguínea, que podem permitir uma melhor resposta.

Outros alimentos são considerados afrodisíacos devido à sua forma, que pode ser semelhante aos órgãos sexuais.

Afrodisíacos naturais

Existem inúmeros afrodisíacos naturais e alimentos com caraterísticas afrodisíacas:

Cacau

O Cacau, como foi referido há pouco, está relacionado com uma libertação de serotonina, uma molécula que intervém nas emoções, estando relacionada com emoções “felizes”, como a alegria e o prazer e que ajuda a reduzir os níveis de stress.

Assim, melhora a predisposição por ajudar a relaxar e por trazer boas sensações.

Banana

afrodisíacos banana

A Banana é um fruto rico em potássio e por vitaminas, que ajudam na função muscular e na produção de hormonas relacionadas com processos sexuais.

Frutos vermelhos

Os Frutos Vermelhos são uma fonte de Vitamina C e zinco, que está ligado à melhoria da atividade sexual e relacionados com um aumento da produção da Testosterona.

Os Frutos Vermelhos são também, de uma forma geral, uma fonte de antioxidantes, que promovem a saúde cardiovascular.

Vinho Tinto

Tal como os frutos vermelhos, são ricos em antioxidantes e, em moderação, ajuda a relaxar e a aumentar a líbido.

Maca

A Maca é uma raiz que pode ser encontrada no Peru, que tem sido alvo de estudo por parte da comunidade científica pelas suas propriedades potencialmente afrodisíacas.

Sugere-se que a Maca ajuda a melhorar a performance sexual, melhorar o desejo sexual e mesmo ajudar com disfunção erétil ligeira.

Poderá, também, ter efeito na redução de sintomas de algumas disfunções sexuais nas mulheres, que podem surgir com o climatério.

Açafrão

afrodisíacos açafrão

O Açafrão é uma especiaria de cor amarela, comumente usada na gastronomia mediterrânica, que possíveis propriedades afrodisíacas, sobretudo ao nível da dor, lubrificação e desejo sexual em mulheres com disfunções causadas pela fluoxetina, um composto usado em medicamentos normalmente antidepressivos, ansiolíticos e para outras patologias psicológicas.

Feno-Grego

O Feno-Grego é uma planta com propriedades medicinais que pode ajudar em casos de anemia, controlo de glicose no sangue e que ajuda a diminuir as inflamações, mas, para além destas caraterísticas, estudos apontam para propriedades no feno-grego que ajudam com a produção de testosterona e que podem ser usados para ajudar na melhoria do libido feminino e nos processos de estimulação.

Canela

A Canela é uma especiaria com centenas de usos, tanto culinários como medicinais. Neste espectro medicinal, podemos encontrar as suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e também ajudam a melhorar a circulação, que por sua vez, pode ajudar nos momentos mais íntimos, nos processos de estimulação.

Como usar

Cada alimento tem as suas próprias especificidades quanto à forma de uso para obter melhores resultados das suas propriedades afrodisíacas, mas de uma forma geral, os estudos apontam para um consumo moderado destes alimentos ao longo de algumas semanas.

Sugestões de receitas

Risotto de Cogumelos e Açafrão

  • 200g Arroz para risotto
  • 300g Cogumelos laminados
  • 1 Cebola picada
  • 2 Alhos picados
  • 1l Caldo de legumes
  • ½ copo Vinho branco
  • 1 colher de sopa de Manteiga
  • Q.b Azeite
  • Q.b. Queijo ralado
  • 1 colher de sopa de Açafrão
  • Q.b Sal e Pimenta

Comece por refogar a cebola com os alhos no azeite. Quando começarem a dourar, adicione o arroz e deixe por um pouco. Adicione o vinho branco e, quando o álcool evaporar adicione os cogumelos, o açafrão, sal e pimenta, juntamente com 1 concha de sopa do caldo de legumes e comece a mexer o arroz. É importante mexer constantemente, de forma a obter a cremosidade do risotto. Quando o caldo evaporar quase todo, adicione mais uma concha, mexendo o arroz. Continue assim sucessivamente até o arroz estar cozinhado. Quando estiver pronto, adicione a manteiga e o queijo.

Batido de Frutos Vermelhos com Maca

Uma receita bastante simples, rápida e saborosa para um lanche. Basta colocar num liquidificador cerca de 2 canecas de leite de amêndoa, uma caneca de frutos vermelhos congelados e cerca de 40g de chocolate.

Morangos e banana com Chocolate

É um clássico para sobremesas românticas e pode ajudar a estimular.

Pode optar por usar uma máquina de Fondue para o chocolate e fazer espetadas de morango e banana para mergulhar no chocolate.

Se não tiver uma máquina de fondue, pode fazer as espetadas com os morangos e a banana e fazer uma ganache de chocolate para regar as espetadas.

Para a ganache:

  • 250g de chocolate
  • 240ml de natas vegetais

Coloque as natas num tacho com lume médio-alto, quando começar a ferver coloque o chocolate partido em pedaços e mexa, modere o lume conforme necessário.

Pode aumentar na quantidade de chocolate ou de natas, se pretender uma textura mais firme, ou cremosa, respetivamente.

Exercício físico

É importante relembrar que uma atividade física regular, uma boa alimentação e evitar o tabaco e evitar o álcool em excesso promovem uma melhor vida sexual.

Artigo redigido pela equipa médica do Green Club.
As informações contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir as recomendações dos profissionais de saúde.
Além disso, os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de uma dieta variada e equilibrada, em conjunto com um estilo de vida saudável.

Para mais informações, visite a nossa loja online ou contacte-nos.

Referências do artigo 3 receitas com afrodisíacos

  • Brooks, N., & et.al. (2008). Beneficial effects of Lepidium meyenii (Maca) on psychological symptoms and measures of sexual dysfunction in postmenopausal women are not related to estrogen or androgen content. Menopause: The Journal of The North American Menopause Society, 1157-1162.
  • Fernandes, A. (s.d.). Dia de S. Valentim | Alimentos Afrodisíacos. Obtido de Associação Portuguesa de Nutrição: https://www.apn.org.pt/documentos/artigos_opiniao/AO-Alimentos_Afrodisiacos.pdf
  • Gonzales, G., & et.al. (2002). Effect of Lepidium meyenii (MACA) on sexual desire and its absent relationship with serum testosterone levels in adult healthy men. Andrologia, 367-372.
  • Hospodar, M. (2004). Aphrodisiac Foods: Bringing Heaven to Earth. Gastronomica: The Journal of Food and Culture, 82-93.
  • IsHak, W., & et.al. (2017). Sex and Natural Sexual Enhancement: Sexual Techniques, Aphrodisiac Foods, and Nutraceuticals. Em The Textbook of Clinical Sexual Medicine (pp. 413–432). Springer International Publishing.
  • Kashani, L., & et.al. (2012). Saffron for treatment of fluoxetine-induced sexual dysfunction in women: randomized double-blind placebo-controlled study. human psychopharmacology, 54-60.
  • Mondaini, N., & et.al. (2009). Regular Moderate Intake of Red Wine Is Linked to a Better Women’s Sexual Health. The Journal of Sexual Medicine, 2772-2777.
  • Rao, A., & et.al. (2015). Influence of a Specialized Trigonella foenum-graecumSeed Extract (Libifem), on Testosterone, Estradiol and Sexual Function in Healthy Menstruating Women, a Randomised Placebo Controlled study. PHYTOTHERAPY RESEARCH, 1123-1230.
  • Stone, M., & et.al. (2009). A pilot investigation into the effect of maca supplementation on physical activity and sexual desire in sportsmen. Journal of Ethnopharmacology, 574-576.
  • West, E. &. (2015). Natural Aphrodisiacs-A Review of Selected Sexual Enhancers. The Journal of Sexual Medicine, 279-288.
  • Zenico, T., & et.al. (2009). Subjective effects of Lepidium meyenii (Maca) extract on well-being and sexual performances in patients with mild erectile dysfunction: a randomised, double-blind clinical trial. Andrologia, 95-99.
Tags: , , ,

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed