Tudo sobre a gripe e produtos naturais para a gripe

folder_openCuidado pessoal, Saúde sénior
commentSem comentários

Aproximamo-nos do inverno, a época das infeções respiratórias virais, e entre elas a gripe, à qual vamos dedicar este espaço, abordando alguns produtos naturais para a gripe e outras informações, para conhecê-la melhor e estarmos preparados para a enfrentar.

1. O que é a gripe?

A gripe sazonal é uma doença infeciosa aguda, causada por diferentes vírus, que é facilmente transmitida de pessoa para pessoa e provoca, principalmente, sintomatologia respiratória.  Nas populações de risco pode ser uma doença grave ou mesmo causar a morte.

2. Como se transmite a gripe?

A gripe é transmitida de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva e secreções nasais que o doente expulsa ao tossir, espirrar ou falar. Estas gotículas contêm vírus no seu interior e podem ser inaladas diretamente por outra pessoa ou ficar suspensas no ar, nas mãos ou nas superfícies dos objetos.

3. Durante quanto tempo é contagioso, o doente de gripe?

O vírus pode ser transmitido a partir de um dia, antes de aparecerem os sintomas, até 7 dias depois, embora a capacidade máxima de contágio sejam os primeiros 3 dias, após os sintomas aparecerem.

4. Além dos vírus, há outros fatores que nos deixam doentes com gripe?

Além do contacto com agentes infeciosos (vírus), existem outros fatores que facilitam o aparecimento destas infeções, tais como: o frio húmido, a passagem de um ambiente quente para um ambiente frio, a fadiga excessiva, o stress emocional, permanência em espaços fechados onde se acumulam muitas pessoas, como salas de aula, escritórios, ou em ambientes secos e contaminados com fumo, como bares e cafés, e maus hábitos que enfraquecem o nosso sistema defensivo, como a alimentação desequilibrada, o tabaco ou o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

5. Se estamos todos expostos a estes vírus e condições adversas, porque é que algumas pessoas ficam com gripe e outras não?

O facto de algumas pessoas adoecerem e outras não, depende do estado das defesas do organismo no momento e varia de pessoa para pessoa; daí a grande importância de manter em boas condições o sistema imunitário (defesas) que torna o nosso organismo mais resistente e ajuda a prevenir essas infeções.

produtos naturais para a gripe

6. Há pessoas mais vulneráveis à gripe?

Os vírus da gripe circulam por todo o mundo e podem afetar qualquer pessoa de qualquer idade.

No caso da gripe sazonal, as pessoas mais vulneráveis são as pessoas com mais de 65 anos, as crianças com menos de 2 anos, as grávidas e as pessoas de qualquer idade afetadas por doenças cardíacas, renais, pulmonares, metabólicas, hepáticas ou imunodepressão.

7. Quais são os sintomas da gripe?

Após um período de incubação de 1 a 4 dias (tempo decorrido desde que o vírus entra no organismo até que os sintomas apareçam), as manifestações da gripe ocorrem de forma brusca: febre alta, com intenso mal-estar geral, dor de cabeça e garganta, dores musculares, articulares, congestão nasal. Por vezes podem ocorrer náuseas e vómitos.

8. Como sei se tenho gripe ou se é uma constipação?

É muito comum confundir a gripe com a constipação, pois têm alguns “sintomas parecidos”, como a dor de garganta, a tosse ou muco. Porém, apesar das semelhanças, são duas doenças diferentes.

Na gripe, os sintomas aparecem de forma súbita, há febre alta, calafrios, dor de cabeça e muscular, cansaço extremo, perda de apetite e tosse seca.  Na constipação é frequente a rinorreia (secreção com pingo no nariz), sensação de obstrução nasal (congestão), espirros e pode ocorrer febrícula. Pode dizer-se que a constipação é uma doença mais leve.

9. Quanto tempo dura a gripe?

O normal é que numa semana ou 10 dias desapareçam todas as manifestações, ainda que possa ficar o cansaço durante mais uma semana. Em pessoas com fatores de risco, a gripe pode causar certas complicações.

10. Qual é o tratamento da gripe?

Por ser uma doença de origem viral, os antibióticos são ineficazes, por isso só são utilizados em caso de complicações.

O tratamento médico “convencional” da gripe destina-se a aliviar os sintomas, pelo que se utilizam analgésicos, descongestionantes, antitússicos e mucolíticos.

11. O que posso fazer para prevenir a gripe?

A melhor maneira de fazer frente à gripe sazonal é preveni-la, mediante a aplicação de medidas de higiene simples e fortalecendo o nosso sistema imunitário.

Produtos naturais para a gripe

I. Medidas de higiene:

  1. Lave as mãos com frequência, com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos. Assim evitamos contagiar ou ser contagiados.
    A lavagem será feita antes e depois de comer, depois de ir à casa de banho, cuidar de um doente, ou tossir ou espirrar. Se não houver lugar para lavar, podem ser utilizadas toalhitas impregnadas de álcool.
  2. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço ou com a face interna do cotovelo.
  3. Evite a partilha de objetos (copos, talheres e outros objetos do dia-a-dia) que possam ter entrado em contacto com secreções.
  4. Evite os beijos ou o contacto próximo, para não infetar pessoas saudáveis.
  5. Ventilar bem os quartos e limpar com os produtos de limpeza habituais e, com mais frequência, os objetos, superfícies de móveis, maçanetas das portas, etc., onde os vírus podem sobreviver de horas a dias
  6. Manter uma vida saudável que ajude a fortalecer a sua saúde: tenha uma alimentação saudável, beba muitos líquidos, durma o suficiente, faça exercício físico regularmente, evite o tabaco e as bebidas alcoólicas.

II. Fortaleça as suas defesas de forma natural: Produtos naturais para a gripe

Existem algumas plantas e substâncias naturais que podem ajudá-lo a potenciar as suas defesas:

  • Vitamina C: É uma vitamina hidrossolúvel. Entre as muitas funções que desempenha no organismo destaca-se o seu papel no bom funcionamento do sistema imunitário. Também protege as células de danos oxidativos (antioxidantes) e está envolvida na absorção de outras vitaminas e minerais.
  • Vitamina D: Estima-se que metade dos europeus são deficientes em vitamina D. Esta vitamina fomenta a saúde do sistema imunitário e é um dos melhores produtos naturais para ajudar o nosso corpo a estar protegido da gripe.
  • Zinco: O zinco é um oligoelemento intracelular, absolutamente essencial para a vida, que deve ser incorporado na dieta. Faz parte de mais de 200 importantes sistemas enzimáticos, pelo que intervém em múltiplos processos biológicos e metabólicos. Entre outros, contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário.
  • Tomilho (Thymus   vulgaris L.): Contém um poderoso óleo essencial ao qual deve a maior parte das suas propriedades. É um estimulante das defesas e, pela sua ação expectante e antisséptica, é muito útil nas infeções respiratórias.
  • Probióticos: São microrganismos essenciais para manter o equilíbrio da flora intestinal. Impedem o desenvolvimento de germes nocivos, fortalecem o sistema imunitário e produzem substâncias antimicrobianas.
  • Pré-bióticos (oligossacarídeos e inulina): Constituem o alimento da flora microbiana intestinal, favorecendo o seu crescimento e desenvolvimento.

12. Produtos naturais para a gripe: O que posso tomar se já estou com gripe?

Para o período sintomático da gripe propomos-lhe alguns conselhos que, juntamente com algumas plantas medicinais e produtos naturais para a gripe, tornarão mais suportáveis estes dias.

Conselhos:

  • É normal que durante os primeiros dias não tenha apetite, por isso coma coisas suaves e de fácil digestão: sopas e purés, legumes cozidos, peixe branco, fruta.
  • Dispense os laticínios e os hidratos de carbono refinados (pão, massas, doces e farinhas) que engrossam o muco.
  • É importante beber líquidos: água, caldos vegetais (borragem, alho-porro, rabanete), sumos naturais para, por um lado, repor o que se perde devido ao suor e, por outro, manter a mucosa respiratória bem hidratada e suavizar as secreções mucosas.
    As infusões com plantas medicinais de ação peitoral como o tomilho, os orégãos, a papoila ou a malva são uma boa forma de fornecer estes líquidos, além de beneficiarmos dos efeitos das plantas.
  • Descanse e durma o necessário.
Produtos naturais para a gripe

Remédios naturais para a gripe: Plantas medicinais         

Existem muitas plantas medicinais que podem ajudar a aliviar os diferentes sintomas da gripe:

  1. Plantas para a tosse e para ajudar a expulsar o muco: tomilho, eucalipto, verbasco, malvaísco, tanchagem, grindélia, papoila… entre muitas outras.
  2. Sabugueiro, tília e gengibre: pelas suas propriedades sudoríficas são tradicionalmente utilizadas na gripe e noutros estados febris.

    As flores e os frutos do sabugueiro são um dos melhores sudoríficos e purificadores que têm sido tradicionalmente utilizados para aliviar o desconforto causado por constipações e gripes. Atualmente foi comprovada a ação de alguns componentes do sabugueiro, face a diferentes tipos de vírus, incluindo alguns da gripe.
  3. Harpago, salgueiro, ulmária: são plantas com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que podem ser uma alternativa quando não se quer tomar medicamentos.

13. Produtos naturais para a gripe: O que posso tomar durante a convalescença?

Se os sintomas já desapareceram, mas ainda me sinto cansado e sem forças, alguns suplementos e produtos naturais que podem ajudar a recuperar energia.

  • Geleia real: é um produto segregado pelas glândulas das abelhas. Na sua composição destacam-se as proteínas, minerais, vitaminas e outras substâncias relacionadas com o crescimento e vitalidade. É um reconstituinte natural e estimulante das defesas do organismo.
  • Pólen: os grãos de pólen são uma mistura complexa de proteínas, açúcares, gorduras insaturadas, minerais, vitaminas e outras substâncias de ação antibiótica e antioxidante. É muito nutritivo, tonificante e aumenta as defesas do organismo, tornando-o mais resistente às infeções
  • Plantas tonificantes como o ginseng, o eleuterococo ou o chá verde, ajudá-lo-ão a recuperar a energia e vitalidade que lhe faltam. Estas plantas são estimulantes, por isso tome-as de manhã, para que não lhe dificultem o sono.

Gostou dos nossos produtos naturais para gripe?

Entre na nossa loja online e descubra vários produtos naturais para a gripe, com segurança e eficácia demonstradas.

Artigo redigido pelo departamento médico do Green Club

Tem alguma pergunta? Não hesite em contactar-nos, o nosso grupo de profissionais está à sua disposição

A informação contida nesta página web tem um caracter meramente informativo e não deve substituir as recomendações dos profissionais de saúde.

Referências do artigo: Produtos naturais para a gripe

  • Información del Ministerio de Sanidad de España, Servicios Sociales e Igualdad.- Servicios al Ciudadano.
  • Fitoterapia Vademécum de prescripción. B. Vanaclocha y S. Cañigueral. 4ª edición.
  • Catálogo de plantas medicinales. Consejo General de Colegios Oficiales de Farmacéuticos. 2003
  • Zakay-Rones Z, Thom E, Wollan T, Wadstein J. Randomized study of the efficacy and safety of oral elderberry extract in the treatment of influenza A and B virus infections. J Int Med Res 2004; 32 (2): 132-40.

Tags: , , , ,

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed