Caminhar tem uma diversidade de benefícios para a saúde. Os benefícios da caminhada, para a saúde, foram estudados ao longo dos anos e hoje em dia são toda uma evidência: Caminhar mais é uma das melhores decisões que podemos tomar para melhorar a nossa saúde!
Contents
Benefícios da caminhada: Caminhar de forma regular prolonga a vida.
Segundo diferentes estudos científicos, enumerados no final deste artigo, uma caminhada diária associa-se a uma diminuição da mortalidade em todas as idades (com ou sem doenças críticas), independentemente dos fatores sociodemográficos e de outros fatores como o estilo de vida, o índice de massa corporal, o estado de saúde, o historial médico e a capacidade funcional.
Benefícios da caminhada em todas as idades:
- As crianças que vão a pé para a escola têm menos excesso de peso.
- É bom para o coração: Caminhadas curtas a ritmo ligeiro e frequentes ajudam a perder peso, reduzem os triglicéridos, o colesterol e o risco de diabetes tanto como correr.
- Em pessoas idosas, caminhar melhora a memória.
- Caminhar diariamente melhora o seu estado de ânimo. Num estudo descobriu-se que só 12 minutos de caminhada ligeira aumentou a jovialidade, o vigor, a atenção e a confiança em si mesmo.
Quando se começam a notar os benefícios da caminhada?
Hoje em dia, graças à tecnologia disponível, podemos monitorizar o nosso movimento, e assim motivar-nos a fazer um aumento progressivo do mesmo.
Segundo provas científicas, a famosa média de 10000 passos / dia (7-8 Km) parece ser uma estimativa razoável da atividade diária para adultos aparentemente saudáveis, e estão a surgir estudos que documentam os benefícios da caminhada para a saúde de alcançar níveis similares.
Ideias para caminhar mais:
- Pense antes em caminhar do que ir de carro ou de autocarro.
- Se usar o carro, estacione um pouco mais longe (também vale para os estacionamentos dos centros comerciais).
- Se vai de metro ou autocarro, caminhe pela estação enquanto espera, fique numa paragem antes e caminhe o último trecho.
- Use mais as escadas e menos o elevador/escadas rolantes (ainda que seja para descer).
- Levante-se e caminhe enquanto fala ao telemóvel.
- Está numa sala de espera? Caminhe ao redor dela.
- Esconda o comando da TV. Levante-se para mudar de canal.
“Converta as refeições ou cafés de trabalho, em passeios de trabalho. Trocar ideias enquanto caminhava era um dos grandes segredos do êxito“. – Steve Jobs
Entre os benefícios da caminhada, está a criatividade.
Se quiser resolver um problema no trabalho meta-se a caminhar, já que aumenta a criatividade, especialmente quando procura uma solução. Segundo um estudo da Universidade de Stanford, caminhar aumenta a inspiração criativa em 60%, em comparação com sentar-se. O efeito foi evidente entre, e pouco depois de caminhar, entre 5 e 16 minutos. A melhora foi específica para o “pensamento divergente”, definido como um processo de pensamento utilizado para gerar ideias criativas ao explorar muitas soluções possíveis.
Nietzsche dizia: “todos os grandes pensamentos concebem-se ao caminhar“
Caminhar rápido prolonga a vida
É uma das coisas a ter em conta quando avaliamos dos benefícios da caminhada. Segundo uma investigação levada a cabo nos Estados Unidos, publicada no Journal of the American Medical Associaction (JAMA), a velocidade ao andar está vinculada à longevidade de uma pessoa.
Os cientistas afirmam que, o modo de caminhar, pode ser um indicador importante do bem-estar de uma pessoa, principalmente entre os adultos mais velhos.
Para determinar como caminhar tem benefícios para a saúde, os investigadores da Universidade de Pittsburgh analisaram um registro de cerca de 35.000 pessoas, mulheres e homens, de mais de 65 anos entre 1986 e 2000.
O que descobriram?
Se, a velocidade de marcha foi de 0,8 metros por segundo. Os investigadores descobriram que, aquelas pessoas que caminhavam a 1 metro por segundo, ou mais, tinham de forma consistente uma sobrevivência mais longa da esperada (de entre 5 e 10 anos mais de vida).
“Os anos previstos de longevidade para cada sexo e idade aumentaram à medida que se incrementou a velocidade ao caminhar”, disse a doutora Stephanie Studenski, que foi quem dirigiu o estudo.
Benefícios da caminhada: E as pessoas que caminharam mais devagar?
Noutro extremo, as pessoas que caminhavam com uma velocidade menor, a 0.6 metros por segundo, tinham um risco maior de mortalidade prematura.
Os investigadores creem que há várias razões pelas quais a velocidade ao caminhar pode ser um indício de sobrevivência.
“Caminhar requer energia, controlo do movimento e apoio, e exige um esforço em múltiplos sistemas dos órgãos, incluindo o coração, os pulmões e os sistemas circulatório, nervoso e musculoesquelético” indica a doutora Studenski.
“A diminuição na velocidade do andar reflete tanto danos nesses sistemas como um elevado custo de energia ao caminhar”, acrescenta.
Assim, podemos afirmar que a caminhada tem benefícios para a saúde, mas para além disso, caminhar rápido prolonga a vida.
Tem alguma dúvida? Pode entrar em contacto o connosco, a sua equipa de profissionais do Green Club ajudá-lo-á.
Redigido por Antonio Valenzuela
Antonio Valenzuela é fisioterapeuta especialista em psiconeuroimunologia clinica, fitoterapia e nutrição.
Antonio é professor, conferencista e divulgador sobre um estilo de vida saudável. Colabora com o Green Club aportando informação profissional, atual e comprovada sobre diversos temas relacionados com a saúde e o bem-estar.
Gostou deste artigo? Descubra muitos outros conselhos para ter um estilo de vida saudável e descubra remédios naturais para as principais patologias, no blog de saúde do Green Club.
As informações contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir as recomendações dos profissionais de saúde.
Além disso, os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de uma dieta variada e equilibrada, em conjunto com um estilo de vida saudável.
REFERENCIAS DO ARTIGO BENEFÍCIOS DA CAMINHADA
- Diehr P, Hirsch C. Health benefits of increased walking for sedentary, generally healthy older adults: using longitudinal data to approximate an intervention trial. J Gerontol A Biol Sci Med Sci. 2010;65(9):982-9.
- Zhao W, Ukawa S, Kawamura T, et al. Health Benefits of Daily Walking on Mortality Among Younger-Elderly Men With or Without Major Critical Diseases in the New Integrated Suburban Seniority Investigation Project: A Prospective Cohort Study. J Epidemiol. 2015;25(10):609-16.
- Voss C, Sandercock G. Aerobic fitness and mode of travel to school in English schoolchildren. Med Sci Sports Exerc. 2010 Feb;42(2):281-7.
- Masashi Miyashita, Stephen F Burns, David J Stensel; Accumulating short bouts of brisk walking reduces postprandial plasma triacylglycerol concentrations and resting blood pressure in healthy young men, Am J Clin Nutr 2008;88:1225–31.
- Miller JC. Walking facilitates positive affect (even when expecting the opposite). Emotion. 2016 Aug;16(5):775-85.
- Tudor-Locke, Catrine & Bassett, David. (2004). How many steps/day are enough? Preliminary pedometer indices for public health. Sports medicine (Auckland, N.Z.). 34. 1-8.
- Oppezzo, M., & Schwartz, D. L. (2014). Give Your Ideas Some Legs: The Positive Effect of Walking on Creative Thinking. https://doi.org/10.1037/a0036577