Infusões para a constipação ajuda nos sintomas desagradáveis dessa condição comum.
Uma constipação é um tipo de infeção viral leve e de curta duração que, como regra geral, não eleva a temperatura corporal.
Pode ocorrer no verão, devido a mudanças de temperatura: ar condicionado, diferença térmica entre dia e noite; ou no inverno, devido ao frio e ao sobretudo, que às vezes produzem suor que contrasta fortemente com o frio da rua. Como resultado, esse tipo de processo viral menor, mas problemático, ocorre.
Desconforto, corrimento nasal, leve dor de cabeça, congestão … estes sintomas podem ser todos um sinal de que está constipado.
Nesse caso, todas as bebidas quentes ajudarão a hidratar e aliviar a dor de garganta.
Além de qualquer tipo de hidratação ser boa, o caso de infusões para as constipações é ainda melhor, pois é possível usar infusões de plantas medicinais especialmente indicadas para ajudar a liberar a árvore brônquica, além de ter efeitos benéficos para o corpo.
Que chás são bons para constipação e tosse ?
Infusão de ervas: Possui uma série de ingredientes ativos com propriedades descongestionantes para o sistema respiratório. Isso ajudará a amenizar as condições das vias aéreas, como tosse e congestão nasal.
Mini-conselho: Como preparar infusões para a constipação
Simplesmente coloque a água para ferver (100ºC) e depois desligue o lume (se a água tiver sido aquecida numa panela) e adicione uma colher de sopa da planta para cada 250ml. Cubra o recipiente, deixando descansar por 5 a 10 minutos antes de beber.
Infusão de sabugueiro: Ajuda a aliviar a inflamação da garganta. A flor de sabugueiro em contato com a água gera um tipo de gelatina hidratante que pode servir para aliviar os sintomas das constipações. Não é uma infusão com sabor excecional, mas é uma infusão muito eficaz.
Infusão de Tanchagém: Da mesma forma que a flor de sabugueiro, a Tanchagém ajuda a aliviar o prurido e a irritação da garganta, graças às substâncias gelatinosas que gera em contato com a água. Muito eficaz no combate à tosse.
Infusão de alteia: Esta planta medicinal, tal como a tanchagém e a flor de sabugueiro, quando em contato com a água, cria um gel viscoso com propriedades hidratantes para a garganta. É uma infusão ideal para uma constipação quando se trata de acalmar a tosse irritante e melhorar a irritação e comichão na garganta.
Infusão de anis verde: Possui propriedades expetorantes e mucolíticas, facilitando o corpo a se livrar do muco presente nas vias aéreas. Tem um sabor agradável.
Infusão de tomilho: Excelente antitússico e anti-inflamatório natural. É muito eficaz para constipações. Possui propriedades mucolíticas e antiespasmódicas no sistema respiratório. É especialmente indicado para infeções respiratórias menores, como as constipações ou gripe.
Importante: O seu consumo não é recomendado na gravidez e lactação.
Infusão de eucalipto: Possui substâncias antimicrobianas e propriedades antitússicas. Além disso, facilita a expulsão do muco, tornando-o uma planta medicinal que deve ser lembrada se o que procuramos é uma infusão para as constipações. É uma planta medicinal amplamente utilizada para fazer inalações.
Mini-conselho: Como fazer inalações?
Basta ferver a água em uma panela de diâmetro médio, adicionar a colher de sopa da planta seca e reduzir o calor ao mínimo. Aos 4-5 minutos, quando a água não ferve mais. Cubra a cabeça com um pano e, a uma altura razoável, inspire o vapor que sai da panela.
Infusão malva: Protege a mucosa da boca e garganta. Especialmente recomendado para acalmar o desconforto e a irritação da garganta causada por constipações e gripe.
Infusão de alcaçuz: Ajuda a melhorar os sintomas das vias aéreas, graças às suas propriedades antitússica, ajuda a eliminar o muco e funciona como expetorante, além de possuir propriedades anti-inflamatórias. Tem um sabor agradável.
Importante: esta infusão não é recomendada para pessoas hipertensas.
Infusão de sálvia: contém vários ingredientes ativos e óleo essencial. Ajuda a aliviar o desconforto na garganta e nas gengivas, pois possui propriedades antisséticas e anti-inflamatórias. Funciona também como espasmolítico, relaxando os músculos do sistema respiratório e possui um sabor agradável.
Infusão verbena: Possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antitússicas. Ajuda nas doenças respiratórias a acalmar o desconforto da garganta e gengivas.
O artigo foi redigido pela equipa médica do Green Club.
As informações contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir as recomendações dos profissionais de saúde.
Além disso, os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de uma dieta variada e equilibrada, em conjunto com um estilo de vida saudável.
Tem alguma dúvida? Escreva-nos e a nossa equipa de especialistas ajudá-lo-á, ou visite a nossa loja online.