As contraturas musculares são a contração contínua e involuntária de um músculo e suas fibras, que provocam dor e uma alteração do seu funcionamento habitual. Isto impede que o sangue chegue às células musculares e que se acumulem toxinas, fazendo com que as terminações nervosas do músculo enviem sinais para o cérebro, causando dor.
As contraturas mais comuns ocorrem na zona cervical e na musculatura da coluna. Não se trata de uma lesão grave, mas pode ser incómoda ao realizar atividades diárias, estando o músculo em constante tensão
Contents
Por que ocorrem contrações musculares?
As contraturas musculares costumam surgir quando o músculo realiza uma atividade inadequada, em intensidade ou função. Assim, pode ocorrer quando levantamos demasiado peso ou quando fazemos um esforço prolongado no tempo, por exemplo.
Algumas das principais causas são:
- Frio: face ao frio ambiental ou à solicitação muscular, se não for efetuado um aquecimento adequado, pode gerar uma contratura.
- Esforço excessivo: já mencionado, se exigirmos uma intensidade súbita ou durante muito tempo, sem descanso, pode provocar a lesão. Também em casos de posturas inadequadas durante muito tempo. As pessoas sedentárias são mais propensas a sofrer uma contratura porque o músculo não está preparado, assim como aos atletas, se não estiverem devidamente preparados.
- Stress emocional: devido à tensão acumulada.
- Desidratação: a falta de água ou outros componentes, como o magnésio, a glicose ou o potássio aumentam as probabilidades de sofrer uma contratura, uma vez que são elementos importantes para o bom funcionamento dos músculos.
- Idade avançada: os idosos perdem a elasticidade e são mais propensos a este tipo de lesões.
Como evitar contraturas musculares?
As contraturas musculares devem ser sempre prevenidas através de um bom aquecimento, antes do exercício físico, para preparar o músculo. Também é útil fazer uma programação progressiva de intensidade do exercício (do menor para o maior). Além disso, um bom trabalho de flexibilidade evitará contrações musculares, ao melhorar a distensão e recuperação do músculo depois do exercício.
Outras recomendações a ter em conta são as seguintes:
- Evitar movimentos repetitivos: Se não for possível, por razões de trabalho ou outros motivos, recomenda-se que pare de duas em duas horas para efetuar alongamentos durante cinco minutos na zona mais afetada pela repetição.
- Ter uma postura correta e bom material (cadeira, colchão, etc.).
- Boa higiene muscular: hábitos como massagens ou aplicação de calor são positivos para os músculos, que além de curar lesões servem para evitar que surjam novamente.
Remédios naturais para contraturas musculares.
Para além das recomendações de aquecimento, exercício controlado, ergonomia postural, sessões de tratamento manual realizadas por um profissional qualificado, podemos adicionar certos remédios naturais que nos ajudarão e facilitarão também a formação de contraturas musculares.
Um produto estrela, e totalmente natural, é o NotPain Extract:
Com uma ação anti-inflamatória, analgésica e antioxidante excecional, ajuda a aliviar o desconforto articular que advém da dor e da inflamação.
- Anti-inflamatório natural.
- Dor osteoarticular.
- Tratamento de lesões desportivas.
O magnésio intracelular faz parte da matriz óssea. Para os atletas, o magnésio é um mineral comprometido porque desempenha, em equilíbrio com o cálcio, um papel importante na função muscular, no relaxamento e na contração do músculo.
Ganhe 20% de desconto em produtos Green Club com o código: GREEN20
Você pode nos acompanhar em nosso perfil do Instagram ou em nossa página do Facebook para se manter atualizado com todas as novidades e novos lançamentos do Green Club