Dicas e remédios naturais para melhorar a digestão no Natal

folder_openCuidado pessoal
commentSem comentários
melhorar a digestão

Os remédios para melhorar a digestão são importantes pois mais de 50% da população sofre ou já sofreu alguma vez de desconforto digestivo, especialmente depois de refeições abundantes ou quando vamos comer fora.

Isto deve-se ao excesso de gordura ou temperos na comida, que pode tornar a sensação de plenitude prematura e tornar a digestão mais lenta.

Outra das causas é que em determinadas situações, como celebrações, reuniões com amigos ou no Natal, normalmente abusamos na comida, bebemos mais álcool ou bebidas que não água e falamos mais com os nossos comensais, o que tem impacto na mastigação.

Embora o objetivo destes encontros, com os entes queridos, à volta da mesa, seja desfrutar o momento, por vezes acabam por converter-se depois em mal-estar, que dura dois ou três dias com má sensação a nível digestivo.

melhorar a digestão

Sintomas de má digestão.

Estes sintomas desagradáveis costumam ser ardor, peso, inchaço, refluxo… Mas se “passarmos” vários dias seguidos assim, também podemos notar: alterações no ritmo intestinal, gases e, inclusive, fadiga e dores de cabeça.

Tudo isto provocado pela má digestão. E se, tal como comemos de forma especial nestas datas que se aproximam, devemos também cuidar de nós próprios de uma forma especial.

Vamos dar-lhe algumas dicas para que, agora que o Natal está aí, possa desfrutar mais do que nunca dos seus entes queridos enquanto desfruta das reuniões à mesa, tão esperadas num ano como este.

Conselhos dietéticos para melhorar a digestão:

  1. Quando se sentar à mesa priorize: se vão ser vários dias de celebrações, experimente todos os “prazeres do Natal”, mas não todos de uma vez. Juntar um assado, nougat, champanhe, chocolates e vários petiscos, tudo no mesmo dia, é literalmente uma “bomba” para o seu estômago e intestino. Assim, priorize, ou apele à moderação.
  2. Evite refeições abundantes em dias seguidos. Tente compensar os excessos e dê ao seu sistema digestivo alguns dias de descanso.
  3. Mastigue devagar. Nestes encontros costumamos falar, rir, beber bebidas com gás… tudo isto favorece o aparecimento de gases, que envolverão inchaço e distensão abdominal.
  4. Beba água. Devido ao abuso de refrigerante e bebidas alcoólicas, esquecemo-nos de beber água suficiente. Durante todo o dia, e também durante a refeição. Beber água melhora o esvaziamento gástrico e dilui os sucos gástricos, para que a sensação de ardor possa desaparecer ou tardar em aparecer, se bebermos água (não muito fria) às refeições.
  5. Depois do almoço, beba uma infusão digestiva, evite o álcool e não abuse dos doces.

Remédios naturais para melhorar a digestão:

melhorar a digestão
  • O sumo ou extrato de alcachofra ajuda a melhorar os problemas digestivos. Melhora a digestão das gorduras e ajuda à proporcionada criação de ácidos biliares.
  • O ananás é um fruto que contém fibras e numerosas enzimas digestivas, que aliviam rapidamente a sensação de inchaço, evitam a formação de gases e facilitam a digestão de proteínas e gorduras.
  • As enzimas digestivas como bromelaína, lípase, papaína são encontradas no ananás como vimos, mas também na papaia, no abacate, no kiwi, e em menor quantidade em vegetais crus.
  • Se quisermos ter todos os benefícios das enzimas digestivas, podemos combiná-lo com pré e probióticos que nos ajudarão a manter o intestino em boa forma e “à prova de bombas”. O melhor é um suplemento como o Enzy complex, que contém bromelaína, lípase, papaína, amílase, frutooligosacáridos como pré-biótico e Lactobacilos e bifidobactérias que melhoram a digestão e a saúde geral do intestino.
  • Se, no apesar de tudo, a má digestão lhe der ardor e refluxo, além de usar roupas largas que evitem a pressão na área do estômago, reduza as rações, evite os fritos e o excesso de sal, e além disso, é aconselhável dormir com uma almofada alta e beber uma infusão (não excessivamente quente) com gengibre.
  • Também pode recorrer a sais de cálcio e magnésio, como os do PH fine complex para reduzir a sensação de acidez.

Artigo redigido pela equipa médica do Green Club.
As informações contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir as recomendações dos profissionais de saúde.
Além disso, os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de uma dieta variada e equilibrada, em conjunto com um estilo de vida saudável.

Junte-se ao Green Club e use o seu código de desconto para poupar 20% em todas as suas compras.

É muito fácil.

Junte-se aqui. Utilize em qualquer uma das suas compras o código que encontrará na sua conta na área de afiliado.

Tags: , , ,

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed